Blog Tenda dos Tapetes

  • Como escolher o tapete da sala?

    Deixar a sua casa com o seu jeito é algo que faz toda diferença, afinal quantas vezes você não chegou na casa de alguém e associou tudo a aquela pessoa? Tudo isso faz com que a escolha do tapete da sala seja algo bem pessoal. O maior problema é que algumas pessoas não se atentam para algumas particularidades e acabam fazendo má escolha...

    Para não cair nesse erro, levantamos alguns pontos que irão lhe ajudar a tomar a melhor decisão!

    O tapete é um acessório totalmente indispensável para aqueles que querem decorar a sua casa com mais qualidade. O mesmo tem a capacidade de deixar o ambiente bem mais confortável, levando alegria. Dá para inserir a sua personalidade sem que seja necessário gastar muito dinheiro com isso.

    Pontos relevantes antes de escolher por um tapete

    É do conhecimento de todos que o tapete da sala precisa ter a atenção que é devida, especialmente para combinar com o restante dos móveis. Só que também é verdade que a decoração não é tão simples de ser feita e quando o assunto são os tapetes ainda faltam informações.

    É pensando em todas essas questões que a seguir serão mostradas 4 dicas que vão deixar a escolha mais fácil. A partir disso, o tapete da sala poderá ser escolhido com toda a simplicidade e garantindo bons resultados.

    Tamanho da sala de estar

    Não tem como escolher um tapete sem que o cômodo seja medido, porque é preciso ver como acontece o encaixe. Uma vez que a peça poderia ficar na parte central da sua sala, podendo estar debaixo do sofá para evitar acidentes.

    Essa forma também é uma excelente alternativa para conseguir integrar com os outros itens que existem no espaço. Por exemplo: abajur com pé, vasos, poltronas, a mesa lateral ou central, dependendo do caso.

     

    Uma vez conseguido analisar mais essas questões, dá para escolher um bom tapete da sala de qualidade. Antes disso, vale a pena ter analisado o formado da sua sala e também definir uma proposta para que atenda essa necessidade.

    Existem tapetes redondos, retangulares e quadrados. O mais interessante é que todos podem dar ótimos resultados, só que será preciso ter atenção com a decoração como um todo.

    Estilo da decoração

    Uma vez realizado o passo anterior, será o momento de escolher entre uma infinidade de modelos e estampas. Nesse caso será preciso definir qual é o seu estilo para combinar com os demais móveis que estão no local.

    Uma dica para quem quer um estilo mais moderno, é ousar na hora de escolher dos tapetes geométricos. Nesse caso, o tapete da sala pode ser de várias cores e alguns exemplos são: amarelo e azul, branco e preto e por aí vai.

    Para aquelas pessoas que possuem um estilo mais clássico, é importante escolher um tapete em lã principalmente. Não se esqueça que os tapetes persas nunca saem de moda e podem fornecer boas opções a você.

    Por fim, mas não menos importante, também é preciso citar o tapete felpudo, pois o mesmo se adapta em qualquer sala. O visual ficará bonito e aconchegante.

    Cores

    Para escolher um tapete da sala é preciso saber que as cores vão depender do tamanho do cômodo. Já que alguns tons escuros terminam por diminuir o ambiente, portanto, invista nisso se a sua sala for muito ampla.

    Já os tapetes mais coloridos precisam ser analisados com muito cuidado, pois existe uma chance de existir algum exagero. A dica é optar pelos mesmos apenas se a sua sala tiver um sofá neutro e assim o tapete não prejudique.

    As cores mais coloridas vão sempre trazer vida ao ambiente, ou seja, é preciso valorizar esse tipo de informações. Só que ao mesmo tempo, será importante ter cuidado e principalmente estar atento para que não exista tanto exagero.

    As cores mais neutras, como por exemplo: branco, bege e cinza, sempre serão boas alternativas para todos. Esse trio é perfeito para qualquer tipo de sala e terá condições de atender a necessidade de qualquer pessoa com facilidade.

    Material

    Alguns tapetes podem vir a serem feitos de lã, fibra sintética, nylon ou couro e até mesmo de acrílico. Os mais duráveis são os de lã, especialmente pelo fato de também serem macios e costuma ser de alta qualidade, porém o preço é alto.

    Vão possuir também uma grande variedade de cores, porque a lã “se dá bem a tintura”, sendo algo utilizado na tapeçaria.

    Os tapetes de poliéster (felpudos) são bem brilhantes e bem utilizados em salas de TV. As pessoas que sofrerem com alergia, será preciso optar por tapete em algodão, couro e até mesmo das fibras sintéticas, pois são os melhores.

    Por fim, mas não menos importante, lembre-se de colocar a tela antiderrapante em todos tapetes, evitando acidentes!

  • Quais são os tipos de tapetes para decorar a sua casa com todo o charme?

    Montamos esse texto para falar sobres os diferentes tipos de tapetes. Veja abaixo um pouco sobre cada tipo:

    Tapete Shaggy

    Trata-se de um tapete que dá em todos a vontade de deitar e se sentir um verdadeiro gato, tamanha a folga. O mesmo é fabricado de fibra sintética, ou seja, tem uma pelagem que é felpuda e também alta.

    Isso vai provocar aquela sensação de bem-estar e conforto. É perfeito para decorar os quartos e a sala de estar. Esses ambientes precisam ter uma decoração que seja reconfortante e acima de tudo bem aconchegante.

    Tapete Persa

    O tapete persa é um clássico e por isso nunca vai sair de moda, porque carrega um estilo bem tradicional da tapeçaria. Carregando assim a tradição e também a cultura de um povo, o mesmo é fabricado a mão.

    A principal vantagem desse entre os tipos de tapetes para decorar a casa são superversáteis e vão se adaptar a praticamente tudo.

    Tapete coloridos e estampados

    Aqueles que desejarem levantar o astral do ambiente com várias cores e também motivos, esses tapetes serão os melhores. Os mesmos são disponíveis em vários tipos de estampas, ou seja, vão conseguir se dar bem nos ambientes.

    Esses tapetes conseguem ser ideais para a maioria dos cômodos e podem ser usados até mesmo fora da sua casa. Essa é uma das melhores alternativas, porque tem um custo baixo e consegue atender a maioria das necessidades.

    Tapete redondo

    Uma das melhores alternativas para aqueles que querem delimitar alguns espaços, principalmente na sala de bem-estar. O mesmo fica lindo na decoração quando tem uma mesa de centro ou redonda.

    Tapete sintético

    Nos ambientes úmidos esse é um dos tapetes para decorar a casa mais interessantes para a utilização. Já que o mesmo pode ser lavado, ou seja, dá para usar na cozinha, sala e até no corredor.

    Fibras naturais

    Para as pessoas que são naturalistas esse aqui será uma excelente alternativa, porque é extraído das plantas. São totalmente perfeitos para dar ao ambiente uma visão mais rústica.

  • Tapetes para todos ambientes

    Que os tapetes são peças que auxiliam a decorar o ambiente, isso a maioria das pessoas já sabem e até utilizam. Só que dá para ir além usando os mesmos, como por exemplo: trazendo conforto ao ambiente e ajudando na acústica.

    Não importa se é na sala, cozinha ou quarto, porque as peças vão auxiliar em tudo e essa é uma grande vantagem. Vale ressaltar, que os tapetes no começo da sua utilização serviam como uma proteção ao frio pelas tribos nômades.

    Ninguém poderia imaginar que no futuro essas peças iriam ser as mais acertadas para conseguir deixar a sua casa harmoniosa. A função dos tapetes não é mais de servir simplesmente como um local para limpar o pé, o mesmo já é parte da casa.

    O que são tapetes?

    Os tapetes servem como parte integrante de qualquer tipo de ambiente, porém é mais comum nas salas. A sua confecção no passado era feita de duas matérias-primas: a lã e o algodão.

    O tempo passou e atualmente existe uma grande infinidade de materiais, por exemplo: couro natural, pvc, fios sintéticos, viscose entre outros. Essa infinidade simplifica a sua vida, porque facilita na hora de escolher pela melhor opção.

    É comum pensar que os mesmos vão servir apenas para decorar, porém dependendo do ambiente isso pode mudar. Em algumas situações os tapetes podem ser a peça principal da sua sala, quarto e até mesmo da cozinha.

    Um bom exemplo são aqueles ambientes que possuem móveis e uma decoração totalmente neutra. Um tapete colorido e principalmente com cores vivas, poderá deixar o ambiente muito mais interessante e vivo.

    Informações para escolher o tapete ideal

    Chega-se a um momento em que será muito importante passar a ter alguns cuidados para escolher o melhor tapete. Dessa forma, é adequado saber em que é preciso manter a atenção e os próximos tópicos vão tratar disso, veja:

    • Caso alguém tenha alergia, será preciso optar pelos que possuem tramas mais fechadas, sem esquecer dos modelos anti-ácaros e anti-alérgicos;
    • Se na casa tiver muitas crianças ou animais, é importante optar por modelos mais escuros e assim sujará menos;
    • Na sala será o momento de abusar do tamanho, ou seja, centralizando a decoração;
    • Já na sala de jantar, algumas pessoas optam por tapetes redondos sob uma mesa redonda. Os mesmos possuem a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de tamanho, sendo um grande coringa;
    • Também é permitido fazer o aproveitamento dos tapetes antigos, desde sejam feitas algumas adaptações.

    A grande vantagem

    Para finalizar o entendimento sobre os tapetes, dá para conseguir uma sobreposição e assim conseguir uma boa combinação. Já dará para usar mais de um tapete, porém é preciso cuidado.

    Aquele clássico problema do tamanho será resolvido, ou seja, não é algo tão complicado de ser sanado. A sua decoração ficará linda, mantendo um efeito inesperado e todos a sua volta vão elogiar a sua criatividade.

    Só que para conseguir uma boa sobreposição sobre os tapetes é preciso ter um cuidado especial. Trata-se de buscar modelos que consigam ter harmonia entre si e também combinem com o retante da decoração.

  • ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E TAPETES...

    Ter um animalzinho em casa é tudo de bom! Eles viram parte da família e conquistam nossos corações. Para quem ama cachorros e não abre mão de ter tapetes em casa, nós separamos algumas dicas importantes para que você possa ter a decoração dos sonhos e seu melhor amigo.

    Quando se tem gatinhos ou cachorrinhos em casa é essencial que eles tenham seus próprios brinquedos e assim não queiram brincar com seus tapetes.

    Outra dica fundamental para quem tem animais em casa é cuidar com a cor do pelo e a cor do seu tapete. Se você tem um tapete muito claro e o pelo do seu animal é preto, na troca de pelo, você será obrigado a trocar de tapete. Ou vice-versa, tapetes muito escuros com animais de pelos muito claros, não combinam em época de mudança de pelagem.

    Tapetes que podem ser lavados com maior facilidade são escolhas obrigatórias. Mesmo animais mais velhos e educados, podem uma vez ou outra acabar fazendo sujeira em seu tapete, por esse motivo, seu tapete devem antes de tudo, ser fácil de lavar.

    Com cuidado e treinamento é possível ter uma linda decoração com tapetes sintéticos e um lindo animalzinho. Agora é só usar sua criatividade e começar a decoração da sua casa!

  • A Tenda dos Tapetes está em festa!

    A loja caçula da TENDA DOS TAPETES está em festa! Quem diria que sua matriz inaugurada no Embu das Artes em 1996 teria tanto sucesso e adquirisse tamanho carinho e respeito a ponto de gerar uma loja maior, com mais requinte, mais ofertas e com um visual tão incrível!?

    Pois é! A idéia inovadora de se instalar em um dos bairros mais nobres e tradicionais de São Paulo, mostra a visão à frente de seu tempo de seus administradores através das gerações. A TENDA DOS TAPETES, unidade Moema, nasceu arrojada sem perder a essência e o compromisso de ser uma tradicional loja de tapetes. Seu sortimento e disposição, a credencia como uma das lojas mais charmosas do ramo. Essa mesma visão empreendedora, fez e continua fazendo com que a TENDA DOS TAPETES continue na contramão da crise financeira que assolou o nosso país, com maciços investimentos em infraestrutura e de pessoal visando proporcionar a melhor experiência aos seus CLIENTES.

    E o que dizer do site que tem a premissa, assim como nas lojas físicas, de ofertar produtos de excelência com preço justo? A consequência disto é, em um curto espaço de tempo, a chegada ao primeiro lugar em números de acessos e de vendas on line do ramo!

    É isso aí! Cá estamos festejando e saboreando este momento único onde, a TENDA DOS TAPETES unidade de Moema, celebra seu primeiro de muitos aniversários de funcionamento!

    Claro que esta comemoração só é possível graças a vocês CLIENTES que nos prestigiam e elevam o nome da TENDA DOS TAPETES ao topo como uma das principais empresas do segmento! A vocês, a nossa admiração e o nosso muito obrigado!

  • Hoje iremos falar sobre o tamanho ideal para o seu tapete. Na verdade não existe uma regra geral, mas daremos algumas dicas considerando questões práticas para o dia a dia.

    Vamos começar pela sala de jantar. O ideal é cada borda ter pelo menos 70cm a mais do que a área ocupada pela mesa, assim existirá espaço suficiente para arrastar as cadeiras sem que elas fiquem enroscando no tapete. Tapetes quadrados e redondos são ótimas opções para mesas quadradas, enquanto os tapetes retangulares ficam bem para as mesas retangulares e ovais. Outro detalhe muito importante é ter bom senso na escolha do material desse tapete. Prefira materiais resistentes a lavagens frequentes, como os de pura lã e o 100% em nylon.

    Na sala de estar, o tapete deve unir os móveis numa mesma decoração. Essa união pode se dar por completo ou parcial dependendo do gosto de cada um. Como verão na foto abaixo o tapete grande cria um efeito de conforto total e une todos itens da decoração, enquanto o tapete médio já deixa os abajures de for a, e o menor, foca mais na área central. Para esta área, um tapete confortável e macio é super indicado.

    Nos quartos, se for quarto de solteiro ou das crianças, os tapetes beira de cama atendem bem. Mas caso queira criar mais conforto, serve a regra da sala de estar em abraçar toda decoração. Nesse sentido, o tapete pode pegar praticamente a cama toda ou parcial. Como demonstrado na foto abaixo, tanto um tapete retangular quanto quadrado servirá. O importante é que o tapete esteja numa disposição que alcance tanto as laterais da cama quanto a frente.

  • Pazyryk... O primeiro tapete...

    Um dos tapetes mais bem conceituados do mundo, o Kilin traz consigo uma vasta bagagem histórica. Ninguém sabe com exatidão quando teve início a confecção de tapetes, mas na década de 40 uma expedição arqueológica à Sibéria escavou um cômoro de sepultamento real, encontrando tapetes com cerca de 500 a.C., dentre elas foram encontrados fragmentos de lã que formavam no chão sinais de desenhos geométricos de um tapete Kilin.

    Kilin é uma palavra de origem turca, cujo significado é dupla face. É um tapete que se pode usar de ambos os lados porque na sua confecção ao invés dos nós, são dadas laçadas por entre os fios da urdidura, como se fosse um bordado.

    As evidências mais significativas sobre a confecção e uso dos tapetes Kilins são através dos povos nômades do deserto, que utilizavam esta técnica para construção de tendas para se proteger do frio e do calor, além de usarem como sacos de armazenamento de grãos e sal.

    Hoje o Kilin é sinônimo de elegância, quebrando a monotonia, e dando um toque de requinte em qualquer ambiente.

    Os povos nômades se comunicam através do Kilin. Em seus desenhos eles expressam:
    anseios, conquistas, momentos de felicidade, crenças e sonhos, e o desejo de que este tapete seja o símbolo da felicidade em seu novo lar.

    Originalmente vindo do Oriente Médio, o tapete Kilin continua sendo tecido por povos nômades em vários países como Turquia, Paquistão, Irã, Rússia, China, Índia, e Marrocos.

    Os padrões dos tapetes Kilin podem incluir gráficos tribais, listras ou desenhos florais sutis. Cores da gama de tapetes Kilin da terra toneed browns, verdes e ferrugens.

    Adição de tapetes kilin à sua decoração pode infundir um toque internacional e eclético.

7 Produto(s)