Como escolher o tapete da sala?

Deixar a sua casa com o seu jeito é algo que faz toda diferença, afinal quantas vezes você não chegou na casa de alguém e associou tudo a aquela pessoa? Tudo isso faz com que a escolha do tapete da sala seja algo bem pessoal. O maior problema é que algumas pessoas não se atentam para algumas particularidades e acabam fazendo má escolha...

Para não cair nesse erro, levantamos alguns pontos que irão lhe ajudar a tomar a melhor decisão!

O tapete é um acessório totalmente indispensável para aqueles que querem decorar a sua casa com mais qualidade. O mesmo tem a capacidade de deixar o ambiente bem mais confortável, levando alegria. Dá para inserir a sua personalidade sem que seja necessário gastar muito dinheiro com isso.

Pontos relevantes antes de escolher por um tapete

É do conhecimento de todos que o tapete da sala precisa ter a atenção que é devida, especialmente para combinar com o restante dos móveis. Só que também é verdade que a decoração não é tão simples de ser feita e quando o assunto são os tapetes ainda faltam informações.

É pensando em todas essas questões que a seguir serão mostradas 4 dicas que vão deixar a escolha mais fácil. A partir disso, o tapete da sala poderá ser escolhido com toda a simplicidade e garantindo bons resultados.

Tamanho da sala de estar

Não tem como escolher um tapete sem que o cômodo seja medido, porque é preciso ver como acontece o encaixe. Uma vez que a peça poderia ficar na parte central da sua sala, podendo estar debaixo do sofá para evitar acidentes.

Essa forma também é uma excelente alternativa para conseguir integrar com os outros itens que existem no espaço. Por exemplo: abajur com pé, vasos, poltronas, a mesa lateral ou central, dependendo do caso.

 

Uma vez conseguido analisar mais essas questões, dá para escolher um bom tapete da sala de qualidade. Antes disso, vale a pena ter analisado o formado da sua sala e também definir uma proposta para que atenda essa necessidade.

Existem tapetes redondos, retangulares e quadrados. O mais interessante é que todos podem dar ótimos resultados, só que será preciso ter atenção com a decoração como um todo.

Estilo da decoração

Uma vez realizado o passo anterior, será o momento de escolher entre uma infinidade de modelos e estampas. Nesse caso será preciso definir qual é o seu estilo para combinar com os demais móveis que estão no local.

Uma dica para quem quer um estilo mais moderno, é ousar na hora de escolher dos tapetes geométricos. Nesse caso, o tapete da sala pode ser de várias cores e alguns exemplos são: amarelo e azul, branco e preto e por aí vai.

Para aquelas pessoas que possuem um estilo mais clássico, é importante escolher um tapete em lã principalmente. Não se esqueça que os tapetes persas nunca saem de moda e podem fornecer boas opções a você.

Por fim, mas não menos importante, também é preciso citar o tapete felpudo, pois o mesmo se adapta em qualquer sala. O visual ficará bonito e aconchegante.

Cores

Para escolher um tapete da sala é preciso saber que as cores vão depender do tamanho do cômodo. Já que alguns tons escuros terminam por diminuir o ambiente, portanto, invista nisso se a sua sala for muito ampla.

Já os tapetes mais coloridos precisam ser analisados com muito cuidado, pois existe uma chance de existir algum exagero. A dica é optar pelos mesmos apenas se a sua sala tiver um sofá neutro e assim o tapete não prejudique.

As cores mais coloridas vão sempre trazer vida ao ambiente, ou seja, é preciso valorizar esse tipo de informações. Só que ao mesmo tempo, será importante ter cuidado e principalmente estar atento para que não exista tanto exagero.

As cores mais neutras, como por exemplo: branco, bege e cinza, sempre serão boas alternativas para todos. Esse trio é perfeito para qualquer tipo de sala e terá condições de atender a necessidade de qualquer pessoa com facilidade.

Material

Alguns tapetes podem vir a serem feitos de lã, fibra sintética, nylon ou couro e até mesmo de acrílico. Os mais duráveis são os de lã, especialmente pelo fato de também serem macios e costuma ser de alta qualidade, porém o preço é alto.

Vão possuir também uma grande variedade de cores, porque a lã “se dá bem a tintura”, sendo algo utilizado na tapeçaria.

Os tapetes de poliéster (felpudos) são bem brilhantes e bem utilizados em salas de TV. As pessoas que sofrerem com alergia, será preciso optar por tapete em algodão, couro e até mesmo das fibras sintéticas, pois são os melhores.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de colocar a tela antiderrapante em todos tapetes, evitando acidentes!

Deixe uma resposta