Manutenção e Limpeza
Encontre aqui dicas para manutenção e limpeza de Seus tapetes segmentado por tipo de tapete.
Tapetes Orientais
Bebidas ou Comidas: Tire imediatamente o excesso de sujeira e em seguida limpe rapidamente com solução de sabão neutro bem suave e água.
Depois disso, enxague com uma porção de vinagre branco e três de água. Na sequência utilize uma toalha e um secador de cabelos para tirar a umidade.
Goma de Mascar: Com gelo é possível retirar a goma sem danificar a peça. Pegue algumas pedras de gelo, envolva-as em um pano e deixe sobre a goma de mascar até ela endurecer. Em seguida passe shampoo de bebê com vinagre branco e água, e seque o local com secador.
Urina: Este tipo de mancha pode danificar ainda mais o seu tapete, então logo que constatar o local da mancha tire o excesso com um pano seco e limpo. Em seguida limpe com água mineral gasosa esfregando até ficar limpo e enxague utilizando shampoo e vinagre branco.
* Gorduras: Retire todo o excesso de gordura, e passe álcool ou varsol para tirar a mancha. Ainda com o tapete úmido, lave com sabão neutro e enxague com água e vinagre branco. Se necessário repita a operação de 2 a 3 vezes.
Tapete de Couro Bovino
Não se deve lavar o tapete de couro, apenas aspirá-lo ou limpar com estopa umedecida com água e sabão neutro ou outros produtos não agressivos. Caso tenha que lavar, deixar secar aberto no chão e na sombra. Ao cair líquido passar pano seco, se o líquido secar passar pano úmido com sabão. Para chiclete, graxa e similares usar estopa branca umedecida com solvente, mas o tapete de couro tingido não deve ser molhado nem usar solvente em excesso.
Tapete de Pele de Carneiro
As fibras de lã não têm medula, e as células quadrangulares são suscetíveis ao acúmulo de sujidades do ar. Para manter as características da pele, faça, pelo menos uma vez por semana, uma manutenção regular, observando o seguinte:
Utilizar uma escova com cerdas finas e firmes para a escovagem ou o aspirador-de-pó. Se necessário, efetuar a limpeza a seco em lavanderias.
Nunca utilize higienizadores a vapor.
Jamais molhar a pele. Se ocorrer, secar imediatamente com um pano seco e deixar aerando, com o lado do forro ou carnal exposto ao sol (nunca deixar a lã exposta ao sol). A água desfaz o curtimento, e a secagem mal feita pode ocasionar a decomposição da pele, enfraquecendo o carnal, soltando a lã.
A pele ovina é imprópria para ambientes onde há animais domésticos, como cães e gatos, cujos excrementos tornam o produto irrecuperável.
Tapete em Tear
Sólidos: utilize aspirador de pó sem esfregar.
Líquidos: absorver com papel absorvente ambos os lados do tapete.
Com um pano limpo e umedecido com água morna pressione o tapete para que o líquido passe para o pano. Repita esta operação várias vezes até a complete absorção.
Em caso de manchas utilize sabão neutro, esfregando levemente o local afetado, sempre com pano levemente umedecido ou mande o tapete para uma lavanderia especializada. Procure não espalhar a sujeira.
Tapetes de Sisal
Para a limpeza de sisal utilizamos dois métodos principais e conforme a sujeira se agrega mais um ou outro item.
Metódo A: Use somente produtos de limpeza a base de água, como alternativa, misture 2 colheres de amônio com 1 litro de água. Umedeça um pano limpo com essa solução e passe na mancha.
Metódo B: Use produtos suaves, a base de solventes, porém sem cloro.
Umedeça um pano com essa solução e siga o procedimento descrito no método A.
Graxas e óleos: Remova os excessos com uma faca, depois seguir as instruções do método B.
Chocolate e Café: Absorva o líquido com papel absorvente, passe uma esponja ou um pano limpo com água morna.
Vinho, Leite e outras bebida: Seguir o metódo A.
Sangue: Limpar com uma mistura de 2 colheres de sopa de sal para 1 litro de água. Molhe um pano com essa solução e passe na mancha, para manchas resistentes, esfregue com solução de amônia, descrito no metódo A.
Cera e vela: Delicadamente, raspe a cera com uma faca de ponta arredondada ou espátula. Use o metódo B ou cubra a mancha com vários papéis absorventes e coloque o ferro de passar roupas aquecido sobre a mesma.
Tinta de caneta: Passe um pano limpo com álcool e use o método A.
Lama e barro: Delicadamente, remova o que conseguir com uma faca ou
uma espátula. Para manchas persistentes use solução de amônia descrito no
método A.
Urina e Suor: Use o método A, acrescentando um pouco de detergente
líquido.